quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Casamentos de conveniência


“Casamentos de conveniência são casamentos que acontecem fundamentalmente com objetivo jurídico, social ou económico, sem que exista um vínculo sentimental entre os intervenientes”.

Observando a história de Waris, iniciada algures no deserto da Somália, facilmente percebemos que o principal motivo que a levou à fuga da sua família foi o facto do seu pai ter decidido que ela seria vendida a um homem consideravelmente mais velho, tornando-se a sua quarta mulher.

 O desejo de ter uma vida diferente e poder ter novas oportunidades falou mais alto, e aos 13 anos de idade envolve-se numa das maiores aventuras da sua vida, atravessando um longo caminho pelo deserto até Mogadíscio, capital da Somália, de onde com o apoio da sua avó consegue emigrar para Londres. É aí, anos mais tarde, no início da sua carreira como modelo que se descobre a sua permanência de forma ilegal no país. Assim, perante a necessidade de continuar em Londres e concretizar os seus sonhos, aceita a ajuda de um amigo (cidadão inglês) com quem casa para conseguir um visto de residência.

Em duas fases diferentes da sua vida, podemos constatar dois exemplos de casamento de conveniência: no primeiro, Waris ia casar-se para que a sua família pudesse obter alguns rendimentos, já que o seu futuro marido tinha grandes riquezas e pagaria bem pela sua venda; no segundo, viu-se quase obrigada a casar para que não fosse deportada para a Somália e consequentemente pudesse continuar a sua carreira.

Principalmente este segundo exemplo é bastante frequente nos dias de hoje, em muitos países da Europa incluindo Portugal. Os emigrantes instalam-se ilegalmente, acabando por casar com cidadãos do país para obterem um visto de residência.

Existem “redes” especializadas que organizam este tipo de casamentos, apesar de ser considerado crime no nosso país. Tal como afirma o Diário de Notícias, “A lei da imigração que penaliza o casamento de conveniência vigora desde Agosto de 2007. Quem casar com "o único objectivo" de obter um visto ou uma autorização de residência ou defraudar a legislação em matéria de aquisição da nacionalidade é punido com um a quatro anos de prisão, diz o artigo 186 da Lei de Estrangeiros. Quem o fizer de forma “reiterada ou organizada” arrisca dois a cinco anos de cadeia. A tentativa também é punível.”

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2760417

Adriana Lopes,   Nº1

Mutilaçao Genital Feminina (MGF)


A Mutilação Genital Feminina é vulgarmente conhecida por Circuncisão Feminina.  É uma pratica realizada em vários países, principalmente, na África, na Península Arábica e em zonas da Ásia.


Ficheiro:Female genital cutting.jpg


É realizado por certas culturas e consiste em remover uma maior ou menor parte dos lábios (as dobras macias de pele em redor da vagina) e o clítoris da mulher ou de uma menina. 


Existem quatro tipos de Circuncisão Feminina:
  1. A de primeiro grau consiste na remoção da parte superior do clítoris.
  2. A de segundo grau consiste na remoção completa do clítoris e parte dos pequenos lábios.
  3. A de terceiro grau consiste na remoção completa do clítoris e dos pequenos e grandes lábios.
  4. A de quarto grau, conhecida por infibulação consiste em cozer os dois lados da vulva após a remoção do clítoris e dos pequenos e grandes lábios. É apenas deixado um pequeno orifício para a menstruação.


A partir do segundo grau é considerado mutilação. Esta prática pode causar problemas graves, especialmente durante o parto.
A idade da circuncisão varia de acordo com a cultura. Pode ser desde os sete dias de idade até quando se dá à luz pela primeira vez. Geralmente são as mulheres mais velhas que se encarregam deste ritual. Usam objetos afiados como facas, lâminas de barbear ou certas plantas.


objetivo principal é a mulher respeitar o homem. A circuncisão impede a mulher de desfrutar das relações sexuais na sua totalidade. São mais humildes porque sentem menos prazer. No caso da infibulação, é para garantir a fidelidade da mulher. Cada vez que o marido sai em viagem ele realiza a infibulação e no seu retorno ele ‘rasga’ os pontos.
Mas existem varias complicações que podem ser:
Imediatas:
  • sangramento grave, que pode resultar em morte;
  • ferimentos causados a órgãos vizinhos como a uretra e recto;
  • infecção devido à falta de higiene, sendo a mais grave o tétano.
Posteriores:
  • dores fortes durante as relações sexuais;
  • problemas sexuais porque a mulher não sente desejo nem prazer;
  • infecções vaginais repetidas.


Ana Filipa Santos           Nº32    




quinta-feira, 10 de janeiro de 2013



Baseado num romance autobiográfico, o filme conta a arrepiante história de Waris Dirie, uma jovem somali que fez uma incrível jornada, nas condições mais duras do deserto da Somália para o sucesso inesperado como modelo e activista em Londres.
Waris teve uma infância bastante difícil, desde a mutilação genital feminina até se ter casado com um velho homem a troco de gado para a família. Assim, esta adolescente decide partir numa viagem pelo deserto, sem condições mínimas, até à capital, onde é enviada para Londres.
Já na cidade inglesa, começa uma nova vida, com esperança e sacrifício, onde  a sua força para superar o passado é posta à prova.

 Raquel Ferreira