quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"Fuga de Cérebros"

Fuga de capital humano é uma emigração em massa de indivíduos com aptidões técnicas, normalmente devido a factores como conflitos étnicos e guerras civis, falta de oportunidade e instabilidade política nestes países. A fuga de cérebros pode ser estagnada, através do fornecimento de conhecimento científico para a sociedade para que ela tenha oportunidades de carreira iguais e dando-lhes oportunidades de provar as suas capacidades. O fenómeno é inverso ocorre quando há um fluxo de imigração e pessoas tecnicamente qualificadas para o país, também trazendo consequências financeiras.

·         QUASE UM TERÇO DOS JOVENS QUER SAIR DE PORTUGAL

Um inquérito a estudantes e recém-licenciados concluiu que 29% dos jovens portugueses têm intenção de sair de Portugal. Os países da União Europeia estão no topo das preferências da «fuga de cérebros» em Portugal.
Um trabalho realizado na Universidade de Utrecht, na Holanda, concluiu que 29% dos jovens portugueses com formação superior está activamente à procura de emprego no estrangeiro.
A tese de mestrado apresentada por Bo Irik, uma holandesa que cresceu em Portugal, baseou-se nas respostas de 2387 inquéritos respondidos por estudantes e recém-graduados portugueses para tentar quantificar a dimensão da fuga de cérebros em Portugal. As respostas permitem concluir que 29% dos jovens estão à procura de emprego. O principal facto desta emigração é o desemprego. Sendo os países da EU o destino mais desejado, seguindo-se os Estados Unidos e o Canadá.


                                             Márcio Carvalho Nº22

3 comentários: