segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Tigres asiáticos


O termo "tigres asiáticos" é usado para designar quatro países e territórios da Ásia: Singapura, Coreia do Sul, Taiwan (República da China) e Hong Kong (região administrativa da República Popular da China).
Estes países e territórios apresentam em comum o fato de terem obtido um rápido crescimento económico e desenvolvimento industrial e tecnológico entre as décadas de 1970 e 1990. O termo "tigre" está relacionado com a forma agressiva e rápida como atuaram na sua economia. 
Para conseguirem este rápido desenvolvimento usaram uma política de baixos impostos, investimentos em tecnologia e educação, incentivos às exportações, abertura para a entrada de capital estrangeiro, forte participação na economia de mercado, inserção na globalização e grande oferta de mão-de-obra barata e disciplinada.
Com a estratégia adotada, conseguiram desenvolver produtos com tecnologia agregada e preços competitivos. Portanto, a economia destes países direcionou-se, principalmente, para o mercado externo. São países que apresentam altos volumes de exportação.
Além do desenvolvimento económico, atualmente, são considerados países que apresentam ótimos índices educacionais e sociais. 
Em consequência do grande desenvolvimento económico dos Tigres Asiáticos, houve uma expansão para os países vizinhos do sudeste, o que proporcionou um processo de industrialização na Indonésia, Vietname, Malásia, Tailândia e Filipinas.

Mariana Colaço Nº 24

Sem comentários:

Enviar um comentário