quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Prémio nobel da economia em 2012

   O prémio das Ciências Económicas de 2012, atribuído pela Academia Real Sueca de Ciências em memória de Alfred Nobel, premeia este ano as investigações de Shapley, de 89 anos, da Universidade da Califórnia, e Roth, de 60 anos, docente na Universidade de Harvard, sobre “soluções práticas para um problema do mundo real”.
   Durante o anúncio do Nobel, em Estocolmo, destacou-se que este é um prémio pela “engenharia económica” e sobre como “desenhar um mercado que funcione bem”. Os dois investigadores debruçaram-se sobre as ligações entre diferentes agentes económicos, como estudantes com escolas ou doadores de órgãos com doentes.
   O investigador da Universidade da Califórnia, apontado como um premiado, é um pioneiro da teoria de jogos, que estuda matematicamente a forma através da qual as pessoas tomam decisões para servir o seu próprio interesse, utilizando-a “para estudar e comparar vários métodos” destinados a equilibrar a oferta e a procura. Alvin Roth partiu das contribuições teóricas de Shapley para aplicações práticas, acreditando que poderiam “elucidar o funcionamento prático de mercados importantes”, acrescenta a academia.
 
 
 
 
Jéssica Ferreira N.º13

Sem comentários:

Enviar um comentário