quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Importância do progresso técnico


O progresso técnico é indubitavelmente, a principal fonte de crescimento económico. No entanto, o facto de uma multiplicidade de inovações tecnológicas ocorridas - a chamada revolução das tecnologias de informação - não se ter traduzido nos aumentos de produtividade esperados, levou a uma renovação do interesse dos economistas pelas relações entre progresso técnico e performances económicas.
As múltiplas formas pelas quais se concretiza o progresso técnico, assumem crescente importância na determinação das transformações, que se processam a vários níveis, na maior parte das atividades produtivas, no que respeita, quer ao equipamento e às técnicas de produção, quer à organização do trabalho e à estrutura das empresas, quer à modificação dos próprios produtos ou até à organização de toda a atividade económica de uma nação.
Evoluindo, o progresso técnico e o desenvolvimento económico no mesmo sentido, ambos se refletem ao nível dos postos de trabalho, pela supressão ou modificação das formas tradicionais de execução das tarefas e pela criação de novas formas de atividade a que correspondem outras exigências e qualificações profissionais. Mas, apesar de, como é geralmente admitido, o progresso técnico se concretizar, em última análise, ao nível da execução de trabalho, os seus efeitos não se podem limitar às modificações técnicas introduzidas e às reações que elas provocam nos trabalhadores diretamente implicados.

 Mariana Colaço Nº24

7 comentários: