domingo, 14 de outubro de 2012

Exportações aumentam 13,7% em Agosto


As exportações portuguesas cresceram 13,7%, em, Agosto, uma evolução muito impulsionada pelo comércio extracomunitário, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Importações aumentaram pela primeira vez desde Janeiro.

 As saídas de bens aumentaram 13,7%, em Agosto quando comparado com igual período do ano passado. Esta evolução está muito relacionada com a evolução das exportações para países fora da União Europeia, que aumentaram em 37,3%, segundo a mesma fonte.

 Face ao mês anterior, as  exportações acentuaram a subida. Em Julho, o aumento das exportações tinha sido de 7,9%.

As exportações para a União Europeia e para a Zona Euro também cresceram, mas a um ritmo mais moderado. As saídas de bens para o mercado intracomunitário aumentaram 3,7%.

A taxa de cobertura melhorou para 83,9%, o que compara com os 74,8% registados há um ano.

Importações aumentam pela primeira vez em sete meses

As importações de bens por parte de Portugal aumentaram 5,5%, no mês em análise quando comparado com igual período do ano passado, depois de em Julho terem caído 5,8%. Agosto marca assim uma interrupção da tendência de queda das importações portuguesas. Desde Fevereiro que as importações estavam a cair.

A evolução das importações está relacionada com o comportamento do comércio com os países extracomunitários aumentaram em 24,2%. Já as entradas de bens da União Europeia diminuíram 2,1%.

Mais de metade dos produtos importados por Portugal são combustíveis, cujas chegadas aumentaram em 14,8% em Agosto, adianta o INE.

No que respeita às exportações, os produtos que Portugal mais vende para fora do País são das categorias de máquinas e aparelhos e combustíveis.


                                                                                                               Inês Santos, nº 23
 

Sem comentários:

Enviar um comentário