quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Prémio Nobel de Economia 2012

O Prémio Nobel de Economia, como é vulgarmente conhecido, e chamado oficialmente o Prémio Banco da Suécia em Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel, foi criado em 1968 pelo Banco da Suécia, o mais antigo banco central.
No passado dia 15 de outubro de 2012 foi atribuído o Prémio Nobel de Economia aos economistas norte americanos Alvin E. Roth, de 60 anos, da Universidade de Harvard e Lloyd S. Shapley, de 89 anos, da Universidade da Califórnia. A honraria é um reconhecimento pelos seus trabalhos sobre os mercados e a maneira de associar seus agentes, para optimizar a oferta e a demanda.
A Real Academia Sueca de Ciências, que entrega o prêmio, disse que os 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,2 milhão de dólares) são um reconhecimento à "teoria de alocações estáveis e ao modelo de mercado" e que a distinção coroa "os esforços para encontrar soluções práticas a um problema do mundo real" efetuados por Lloyd Shapley e Alvin Roth.
Shapley e Roth realizaram suas pesquisas de forma independente, mas suas contribuições à economia são complementares. Os métodos criados por Shapley limitam os motivos dos agentes para manipular o processo de combinação, além de conseguir sempre uma alocação estável.
O matemático e economista americano foi capaz de mostrar como a estrutura específica de um método pode beneficiar de forma sistemática a uma ou outra parte do mercado.
Roth entendeu que os resultados teóricos de Shapley podiam servir para esclarecer o funcionamento na prática de vários mercados importantes e demonstrou que a estabilidade é fundamental para entender o êxito de instituições particulares do mercado.


  (Vencedores: Alvin E. Roth e Lloyd S. Shapley)


Ana António   Nº3

Sem comentários:

Enviar um comentário