quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Nobel da Economia 2012



O prémio Sveriges Riksbank em Ciências Económicas 2012, atribuído pela Academia Real Sueca de Ciências em memória de Alfred Nobel, premeia este ano as investigações de Shapley, de 89 anos, da Universidade da Califórnia, e Roth, de 60 anos, docente na Universidade de Harvard, sobre “soluções práticas para um problema do mundo real”.
Durante o anúncio do Nobel, em Estocolmo, destacou-se que este é um prémio pela “engenharia económica” e sobre como “desenhar um mercado que funcione bem”. Os dois investigadores debruçaram-se sobre as ligações entre diferentes agentes económicos, como estudantes com escolas ou doadores de órgãos com doentes.
A Academia Real das Ciências da Suécia reconhece a Lloyd Shapley os contributos teóricos nos anos 1960, que Alvin Roth “inesperadamente” adoptou duas décadas mais tarde quando desenvolveu investigação sobre o mercado norte-americano para a colocação de médicos nos hospitais.
O investigador da Universidade da Califórnia, apontado como um provável galardoado, é um pioneiro da teoria de jogos, que estuda matematicamente a forma através da qual os actores tomam decisões para servir o seu próprio interesse, utilizando-a “para estudar e comparar vários métodos” destinados a equilibrar a oferta e a procura.
Alvin Roth partiu das contribuições teóricas de Shapley para aplicações práticas, acreditando que poderiam “elucidar o funcionamento prático de mercados importantes”, acrescenta a academia.
A academia destaca um texto publicado em 1962 por Lloyd Shapley em conjunto com David Gale, que morreu em 2008, como o ponto de partida para as investigações que Alvin Roth desenvolveria anos mais tarde.
Recorrendo ao exemplo do casamento, Lloyd Shapley e David Gale conseguiram provar como um determinado algoritmo faz a afectação entre a oferta e a procura em mercados onde não há a formação de preços.
Nos anos 1980, Roth estudou o algoritmo usado desde os anos 50 no programa para a colocação de novos médicos nos hospitais norte-americanos, descobrindo que estava relacionado com o algoritmo de Shapley e Gale – a chamada solução “Shapley-Gale”.
No entanto, um dos problemas detectados no mecanismo de colocação de médicos foi a dificuldade em colocar na mesma região casais de médicos. Foi para resolver a esta dificuldade que, em 1995,Roth foi chamado a desenvolver um novo mecanismo. Com Elliott Peranson, explica a academia, formulou então um novo algoritmo, adoptado pelo programa em 1997, e que permitiu que, com maior sucesso, os lugares onde os candidatos foram colocados coincidissem com a candidatura apresentada pelos médicos.



  (Vencedores: Alvin E. Roth e Lloyd S. Shapley)
                                                                                                           


Gonçalo Carvalho Nº10





Sem comentários:

Enviar um comentário