terça-feira, 16 de outubro de 2012

Taxa de cobertura do comércio de bens sobre para 83% no segundo trimestre

   A taxa de cobertura (percentagem das importações "paga" pelas exportações) de bens para Portugal atingiu os 83 por cento no segundo trimestre deste ano, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
   Este é um valor quase doze pontos percentuais superior ao que se registava no mesmo período de 2011, e resulta de um forte aumento nas exportações (6,8 por cento) e de uma redução ainda mais forte nas importações (8,3 por cento). Esta tendência para os dois fluxos vem-se registando nos últimos anos.
   Segundo as estatísticas do INE para o comércio internacional de bens, entre 2004 e 2010 a taxa de cobertura esteve sempre abaixo dos 65 por cento - ou seja, as exportações portuguesas não representavam nem dois terços dos bens importados.
   No caso do comércio extracomunitário, a taxa de cobertura subiu para 83,6 por cento; no entanto, excluindo combustíveis e lubrificantes, a taxa de cobertura com o resto do mundo já estaria nos 154,6 por cento.
   Todos estes dados referem-se a valores nominais (ou seja, que não estão corrigidos para a inflação ou para efeitos cambiais).
   O contributo do comércio internacional é considerado vital pelo Governo para o crescimento da economia nos próximos anos. Para 2012, o Executivo espera que as exportações portuguesas de bens e serviços cresçam 3,4 por cento (em volume, não em termos nominais).
 
 
Rúben Mourão N.º29
 

Sem comentários:

Enviar um comentário