terça-feira, 16 de outubro de 2012

Milagre Económico Japonês

O Milagre Económico Japonês é o nome dado ao fenómeno histórico ocorrido no Japão de crescimento económico recorde após a 2ª Guerra Mundial impulsionado principalmente pelo investimento dos Estados Unidos da América neste país. Os Estados Unidos investiram no desenvolvimento económico japonês não só para democratizá-lo, mas também para impedir o ressurgimento do militarismo e a ascensão do comunismo no Japão. Porém este fenómeno deveu-se também, em parte, ao intervencionismo económico do governo japonês. 

A principais características distintivas da economia japonesa durante o "Milagre Económico" foram:


- Colaboração de fabricantes;
- Colaboração de bancos;
- Colaboração de Sindicatos de empresas poderosas;
- Relações estreitas com burocratas do governo;
- Uso de tecnologia avançada;
- Abundância de mão-de-obra;
- Produção voltada para a exportação;
- Garantia de emprego vitalício em grandes empresas e fábricas altamente sindicalizadas;
- Cultura Japonesa, onde o operário se deve entregar ao trabalho com grande espírito de sacrifício. 

Entre 1960 e 1970 o crescimento anual médio do Japão foi o mais elevado do mundo. E nos anos 70, foi considerada a 3ª maior potência económica mundial, onde os seus produtos invadiram os mercados internacionais a preços bastante competitivos, subindo mais tarde para segundo lugar. Quarenta anos mais tarde, em 2010, o Japão perdeu a sua 2ª posição para a China e atualmente em conjunto com os  Estados Unidos formam as três maiores economias do mundo.

Devido ao crescimento recorde de economia do Japão durante 40 anos, hoje em dia, é recordado como um país de ideais económicos a seguir e a servir de exemplo para países que atualmente sofrem com a crise económica mundial. 


Evolução da Balança comercial do Japão durante o "Milagre Económico"

Mariana Neves Nº25



3 comentários:

  1. Introduza o seu cometário ...

    ResponderEliminar
  2. introduza o seu comentário

    ResponderEliminar
  3. Pq os EUA queria democdemocratizar o Japão? Qual o interesse dos EUA em impedir o militarismo? Tenho uma apresentação no meu colégio e preciso entender isso tudo 😢😢😢

    ResponderEliminar