quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Silicon Valley


O Vale do Silício (Silicon Valley), na Califórnia, Estados Unidos, é uma região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de Chips, na eletrónica e informática. O Silicon Valley abrange várias cidades do estado da Califórnia e San José foi proclamada a capital desta região.
A industrialização desta região teve início nos anos 90, mas o impulso para o seu desenvolvimento deu-se com a Segunda Guerra Mundial e principalmente durante a Guerra Fria, devido à corrida ao armamento e aeroespacial. Foram as indústrias eletrónicas do Vale do Silício que forneceram transmissores para mísseis e circuitos integrados para os computadores que guiaram as naves Apollo.
O nome Vale do Silício foi criado por Ralph Vaerst, que foi fundador e investidor em várias empresas na região. O silício é a principal matéria-prima dos processadores fabricados por empresas que surgiram na região, tendo surgido daí a sua nomenclatura. Depois das empresas de semicondutores, o Vale foi palco de outras ondas tecnológicas, com empresas de computadores, equipamentos de telecomunicações, software e internet. A onda atual é a das mídias sociais, com empresas como Facebook, LinkedIn e Twitter.
O nome Silicon Valley acabou por se consagrar sinónimo de centro de tecnologia: a área que reúne empresas de internet em Nova York é chamada de Silicon Alley (“Beco do Silício”) e a região de Cambridge, em Inglaterra, que concentra empresas de alta tecnologia que saíram da universidade que leva o nome da cidade, tem o apelido de Silicon Fen (“Pântano do Silício”).
Em 2010, os investimentos de capital de risco subiram 5% no Vale do Silício, chegando a 5,9 mil milhões de dólares e a região deteve 27% de todo o investimento dos EUA.
Algumas empresas sediadas na região do Silicon Valley: Apple Inc., eBay, Google, Intel, Advanced Micro Devices, Hewlett-Packard (HP), Amazon.com, Facebook...
San José
 
 sede da empresa Apple
 
Luis Romeiro
Nº 20

2 comentários: