quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Prémio Nobel da Economia 2012



Os americanos Alvin Roth e Lloyd Shapley foram anunciados nesta segunda-feira como os vencedores do Prémio Nobel de Economia 2012 por seus trabalhos sobre os mercados e a maneira de associar seus agentes. 
Os estudos elaborados por Roth e Shapley abordam um "problema económico central", a otimização das dotações entre oferta e procura. O prémio diz respeito a dois professores que responderam esta questão em uma viagem desde a teoria abstrata das dotações estáveis até o desenho prático das instituições mercantis.
As suas pesquisas foram realizadas de forma independente, mas as suas contribuições foram um grande contributo à ecónomia.
Shapley e Roth realizaram suas pesquisas de forma independente, mas suas contribuições à economia são complementares. 
A combinação da teoria básica de Shapley e as pesquisas empíricas, os experimentos e desenhos práticos de Roth geraram uma  melhor  atuação de muitos mercados.
Os métodos criados por Shapley limitam os motivos dos agentes para manipular o processo de combinação, além de conseguir sempre uma alocação (1) estável. O matemático e economista americano foi capaz de mostrar como a estrutura específica de um método pode beneficiar de forma sistemática a uma ou outra parte do mercado.
Roth entendeu que os resultados teóricos de Shapley podiam servir para esclarecer o funcionamento na prática de vários mercados importantes e demonstrou que a estabilidade é fundamental para entender o êxito de instituições particulares do mercado.
Tomando como base o algoritmo de Gale-Shapley, ao qual introduziu modificações, Roth recriou com sucesso os métodos usados por instituições para emparelhar por exemplo médicos com hospitais, estudantes com escolas ou doadores de órgãos com pacientes que necessitam de um transplante.





(1)Alocação: Divisão dos elementos de produção acessíveis ou relacionados aos indivíduos entre companhias, empresas que disponibilizam o desenvolvimento de bens ou serviços.

Lisa Lucas  Nº18

Sem comentários:

Enviar um comentário