terça-feira, 16 de outubro de 2012

IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES PORTUGUESAS (valores)


As exportações nacionais aumentaram 13,7% em agosto face ao mês homólogo, suportadas pelo crescimento de 37,3% nas vendas para países fora da comunidade europeia, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
As importações aumentaram 5,5% face ao valor registado em agosto de 2011, sobretudo devido ao aumento das entradas de bens extracomunitários das categorias Combustíveis minerais e Veículos e outro material de transporte.
A nível do comércio intracomunitário, as expedições aumentaram 3,7% em agosto face ao mês homólogo, enquanto as chegadas diminuíram 2,1%.
Em termos do comércio extracomunitário, além da subida de 37,3% das exportações (a maior taxa de variação homóloga desde janeiro), também as importações aumentaram 24,2%.
No trimestre terminado em agosto, as saídas de bens aumentaram 10,4% e as entradas diminuíram 1,5%, aliviando o défice da balança comercial em 1.275 milhões de euros.
Em termos mensais, as exportações diminuíram 18,5% em agosto de 2012 face ao mês a anterior, refletindo essencialmente o decréscimo do comércio intracomunitário, enquanto as importações registaram um decréscimo de 3,4%.


dinheiro
MARIANO LANGER Nº26 

Sem comentários:

Enviar um comentário