domingo, 30 de setembro de 2012

FENÓMENO SOCIAL TOTAL - GREVE DOS TRANSPORTES


Fenómenos sociais totais “são fenómenos que têm implicações simultaneamente em vários níveis e em diferentes dimensões do real social, sendo portanto suscetíveis, pelo menos potencialmente, de interessar a várias, quando não a todas as Ciências Sociais" (1987, Nunes - Questões preliminares sobre as Ciências Sociais. Lisboa: Presença).
Todos os Fenómenos Sociais são Totais e abordáveis por todo um consumo de ciências sociais (não há fenómenos exclusivamente económicos, políticos, jurídicos, sociológicos…). A realidade social é de facto uma só, mas cada ciência social analisa de maneira diferente a realidade.
Na letra da música “Sexta-feira” do cantor Boss AC, um dos vários fenómenos sociais totais referidos são as greves: “Tenho o passe da Carris mas hoje estão em greve/
Preciso de boleia, alguém que me leve
.” Neste caso, o cantor referesse à greve dos transportes públicos.
É sem dúvida um fenómeno social total, pois afeta muitas outras áreas. Haverá pessoas incapazes de se deslocarem para os seus postos de trabalho podendo causar algum atraso na economia local ou mesmo do país inteiro. Fará com que as pessoas usem mais os automóveis aumentando a poluição, reduzindo a qualidade de vida (barulho, stress, atmosfera contaminada…). Também com pressa de chegar ao emprego, poderá haver algum desrespeito relativo ao código da estrada, podendo provocar acidentes.
Foi possível verificar os diferentes ângulos de um fenómeno comum e provar que todas as ciências estão interligadas e são interdependentes entre si.

Luis Romeiro Nº 20

Sem comentários:

Enviar um comentário