domingo, 23 de setembro de 2012

Europa vs África

   Ao longo dos tempos as desigualdades dos "países desenvolvidos" em relação aos "países em desenvolvimento" têm vindo a aumentar, nomeadamente no que toca ao poder de comprar dos seus habitantes. A Europa e a África são o exemplo mais concreto desta desigualdade.
   No que se refere à taxa de analfabetismo pudemos concluir que a da Europa é bastante maior do que a de África, sendo que 98.37% dos habitantes sabe ler e escrever (95.2% em Portugal); em África, a percentagem é bastante mais reduzida, apenas 40.2% dos habitantes sabe ler e escrever.
   Falando agora do PIB nominal (per capita), no ano de 2010, a Europa alcançou os 17 577 691 milhões de USD, a quanto que África apenas se ficou pelos 3 178 132 milhões de USD.
   As diferenças destas duas regiões do globo faz-se realmente sentir quando nos referimos ao poder de compra dos habitantes; na Europa menos de 2% da população vive com menos de 1 dólar por dia, em África o número varia entre os 41% - 60%.
   Perante tudo isto, concluímos que a qualidade de vida é bastante melhor na Europa do que em África, pelo que a esperança média de vida é bastante maior; tendo a Europa uma média que ronda os 80 anos e África apenas se ficando pelos 55 anos.
 
 
 
 
Henrique Duarte N.º19
 

Sem comentários:

Enviar um comentário