quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Taxa de Mortalidade em Cuba

   A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos registados, em média por mil habitantes, numa dada região num determinado período de tempo. Apesar de ser um indicador bruto da situação da mortalidade no país, indica com precisão o impacto da mortalidade atual sobre o crescimento da população. Para além de ser um indicador bruto é considerado também um indicador social, já que, quanto piores as condições de vida, maior a taxa de mortalidade e menor a esperança de vida.
   Este indicador é significativamente afetado pela distribuição etária. A maioria dos países vai mostrar um aumento da mortalidade, apesar do contínuo declínio da mortalidade em todas as idades, como uma diminuição nos resultados da fecundidade no envelhecimento da população.
   Em Cuba, a prestação de serviços relacionados à saúde é totalmente gratuito para residentes da ilha, o que se espelha em seus indicadores padrão.
Segundo dados da Organização mundial da saúde (OMS), em 2005, a taxa de mortalidade em cuba era de 7,52 mortes/1.000 habitantes, assim como a expectativa de vida ao nascer é de 75 anos para os homens e de 79 para as mulheres. 
 
 
Jéssica Ferreira N.º13


Sem comentários:

Enviar um comentário