quinta-feira, 27 de setembro de 2012

FIB: Felicidade Interna Bruta



O indicador FIB, Felicidade Interna Bruta, vem como uma alternativa complementar a outras medidas de riqueza de uma comunidade que vai além do desempenho económico traduzido hoje no indicador PIB, Produto Interno Bruto.
O termo foi criado pelo rei do Butão, Jigme Singye Wangchuck, em 1972, em resposta a críticas que afirmavam que a economia do seu país crescia miseravelmente. Esta criação assinalou o seu compromisso de construir uma economia adaptada à cultura do país, baseada nos valores espirituais budistas.
Enquanto os modelos tradicionais de desenvolvimento têm como objetivo primordial o crescimento económico, o conceito de FIB baseia-se no princípio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade humana surge quando o desenvolvimento espiritual e o desenvolvimento material são simultâneos, complementando-se mutuamente.
O FIB engloba 9 dimensões para conseguir um elevado índice de felicidade:

Bem-estar psicológico
Saúde
Uso equilibrado do Tempo
Vitalidade comunitária
Educação
Cultura
Meio Ambiente
Padrão de Vida
Cidadania
O FIB prevê uma abordagem integral para medir o desenvolvimento, que incorpora fatores sociais, ambientais e económicos, bem como outros contributos para o bem-estar, tais como saúde, cultura e cidadania. É baseado na premissa de que o objetivo principal de uma sociedade não deve ser o crescimento económico, mas a integração do desenvolvimento material, psicológico, cultural e espiritual, sempre em harmonia com o planeta.

 


E tu, és feliz? Faz o teste da felicidade: http://www.rioserv.com.br/testefelicidade.htm

Mariana Neves Nº 25

1 comentário: