segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Contrastes entre crescimento económico e desenvolvimento

A revolução industrial iniciou-se no Reino Unido, no século XVIII, tendo-se expandido a outros países ao longo do século XIX. Com a revolução industrial os desníveis começaram-se a sentir e a acentuar. Inicia-se então um período de grandes alterações técnicas, com a introdução da máquina, de novas fontes de energia, novas formas de produzir e de trabalhar, o que se reflectiu num rápido processo de crescimento económico e de grandes alterações científicas e técnicas. As economias competiam entre si para alcançarem as mais elevadas taxas de crescimento económico, acreditando-se que bastaria aumentar a capacidade produtiva dos países em bens e serviços para que o desenvolvimento fosse alcançado.
Mas, a par deste crescimento económico, verifica-se um acentuar das desigualdades quer no interior dos países, quer ao nível mundial.

Os termos crescimento e desenvolvimento são por vezes utilizados como sinónimos, no entanto, correspondem a situações bastante diferentes que não se podem confundir.
Crescimento económico é o aumento regular da produção de bens e serviços numa determinada sociedade referenciada no espaço e no tempo. O conceito de desenvolvimento ultrapassa o de crescimento económico, situando-se a um nível qualitativo, no plano humano, de melhoria das condições de vida das populações, ou seja, o desenvolvimento é a capacidade de uma sociedade satisfazer as necessidades da sua população e lhe permitir alcançar um nível de vida adequado. O conceito de desenvolvimento encontra-se associado a três princípios básicos:
·         O acesso de toda a população a um grau mínimo de satisfação das necessidades básicas;
·         Igualdade de oportunidades para toda a população independentemente do seu sexo, etnia, religião ou classe social;
·         Independência do processo de desenvolvimento, não dependendo de modelos impostos do exterior.
Apesar de crescimento e desenvolvimento serem conceitos diferentes, estes encontram-se interligados. O crescimento está englobado no desenvolvimento, pois, para que as pessoas vivam melhor, é necessário que se disponha de mais bens e serviços para distribuir. No entanto, o desenvolvimento não se resume a crescimento económico, pode haver crescimento sem que se verifique desenvolvimento.
A ligação entre crescimento económico e desenvolvimento não é automática. O crescimento é um meio, a grande finalidade é o desenvolvimento.


Ana António  Nº3


Sem comentários:

Enviar um comentário