terça-feira, 25 de setembro de 2012

Economia Chinesa e os seus Contrastes

Nos últimos 30 anos, a economia chinesa passou de um sistema de planeamento centralizado e, em grande parte, fechado ao comércio internacional, para uma economia mais orientada ao mercado, com um sector privado em acelerado crescimento. A China denomina esse sistema de "economia de mercado socialista".

Hoje, a China é um importante parceiro comercial para muitas nações. Tornou-se membro da OMC em 2001. Seu PIB apenas fica atrás dos EUA. Desde 1978, ano do início das reformas económicas, o PIB chinês tornou-se dez vezes maior, mas o seu PIB per capita continuou como a de um país em desenvolvimento. O crescimento no quarto trimestre de 2011 foi de 8,9%, mesmo com a pequena desaceleração em 2011, a China ainda deve registar a maior taxa de crescimento entre os países relevantes no ano de 2011. Segundo levantamento da Austin Rating, apenas Arábia Saudita divulgou o PIB consolidado de 2011 até o momento, que registrou avanço de 6,7%. A Alemanha também divulgou uma estimativa preliminar do crescimento em 2011, de 3,0%, que ainda pode ser revisada chegando a estimar-se que a China em 2012 suba ate aos 8 %.
Com o elevado crescimento urbano, a China ainda sofre certas decadências em relação a habitação, alimentação e emprego. Chegando haver certas histórias que não batem certo a nível humanístico, recebendo pouco ou nenhum dinheiro, pouco ou nenhum descanso, vivendo uma vida de escravidão...
Sendo a China poderosa financeiramente o dinheiro que possuem não chega prós gastos a nível da população, chegando haver fábricas não estando financeiramente satisfeitos utilizam a escravidão para conseguirem mão-de-obra barata e assim "crescerem" ficando os trabalhadores reduzidas a nada chegando a haver os tais suicídios. No 2º Hiperligação abaixo pode-se verificar que suicídio é uma das principais causas de morte da China.










Sem comentários:

Enviar um comentário