A Esperança Média de Vida é o número médio de anos que um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano pode esperar viver, se mantidas, desde o seu nascimento, as taxas de mortalidade observadas no ano de observação.
A esperança de vida à nascença é também um indicador de qualidade de vida de um país, região ou localidade. Pode também ser utilizada para aferir o retorno de investimentos feitos na melhoria das condições de vida e para compor vários índices, tais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
É calculada considerando-se, além das taxa de mortalidade geral e infantil segundo a classe de renda, o acesso a serviços de saúde, saneamento, educação, cultura e lazer, bem como os índices de violência, criminalidade, poluição do local onde vive a população.
A nível mundial, a esperança média de vida das mulheres é superior à dos homens, sendo nas mulheres de 82.3 anos, e nos homens de 76.4 anos (dados recolhidos em 2010).
No que se refere a Portugal, os números chegam mesmo a ultrapassar as médias globais, sendo a esperança média de vida nas mulheres de 82.8 anos, e nos homens de 76.7 (dados recolhidos em 2010).
Ao observarmos a lista das pessoas mais velhas do mundo, reparamos que é liderada pelas mulheres, apenas encontrando um homem no 10.º lugar. O topo da lista é ocupado pela francesa Jeanne Calment, que morreu aos 122 anos. Atualmente a pessoa viva mais velha tem 116 anos e encontrasse no 8.º lugar da lista.
Portugal é encontrado no 21.º lugar, com uma mulher que viveu até aos 115 anos.
A longo dos anos, a esperança média de vida tem aumentado na maioria dos países, essencialmente devido ao desenvolvimento destes, onde se destaca a melhoria das condições de saúde.
Henrique Duarte N.º19
Sem comentários:
Enviar um comentário