quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Paul A. Samuelson

Paul Anthony Samuelson ( nascido a 15 de maio de 1915 no condado de Middlesex (Massachusetts) e falecido a 13 de dezembro de 2009) foi um economista neokeynesianista americano. É considerado como um economista "generalista", no sentido de que as suas contribuições para a ciência são aplicadas em vários campos.
Paul despertou para os problemas económicos depois de o seu pai ter perdido parte significativa do património familiar nos anos pós- I Guerra Mundial. Ainda no liceu, começa a estudar o mercado accionista. A tal que, no boom bolsista dos anos 20, é ele quem faz a lista de investimentos do seu professor de Álgebra.
Primeiro americano a receber o Prémio Nobel da Economia, na sua segunda edição, Samuelson manteve durante toda a vida as qualidades que o Comité do Nobel viu nele, em 1970: "Mais do que qualquer outro economista contemporâneo, Samuelson contribui para aumentar o nível analítico da ciência económica. Pura e simplesmente reescreveu partes consideráveis da história da disciplina."
Finalmente, pode-se dizer que a partir de Samuelson passou a existir não somente a Economia como também o livro "Economics". O livro ensinou fundamentos desta ciência à maioria dos estudantes de economia da segunda metade do século XX, fazendo parte dos grandes manuais de Economia.
Foi professor no Instituto de Tecnologia de Massachusets.
"Paul Samuelson transformou tudo o que tocou: as bases teóricas de seu campo, a maneira de abordar a economia em todo o mundo, os valores e a importância de seu departamento, as práticas de investimento do MIT e as vidas de seus colegas e estudantes" . Susan Hockfield, presidente do MIT.

                                                                                                                                   David Barreiro, nº8

Sem comentários:

Enviar um comentário