sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FENÓMENOS SOCIAS TOTAIS


Na música "Sexta-feira" do Boss AC o cantor fala da falta de emprego. Quando pensamos na falta de emprego são várias as razões que nos vêm à cabeça. Não podemos estudar esta questão apenas através de um ponto de vista. Assim, este fenómeno económico pode ser considerado um fenómeno social total.
0 conceito de fenómeno social total significa que, ao pretendermos estudar um determinado fenómeno social, devemos considerá-lo na sua multiplicidade de aspectos e procurar várias perspectivas de análise que possam contribuir para uma melhor compreensão do fenómeno. Este não se restringe ao seu caráter social, poderá ter implicações a vários níveis, nomeadamente a níveis econó­mico, político, ideológico, demográfico etc..
A economia, a psicologia ou a sociologia distinguem-se, não porque na realidade haja factos exclusivamente económicos, psicológicos ou sociológicos, mas porque partem de perspectivas teóricas distintas e constroem distintos objectos científicos.
Enquanto que a economia pode ser considerada uma ciência social cujo objecto de estudo se relaciona com as atividades e o comportamento dos seres humanos, pode da mesma maneira ser considerada uma ciência exata. Isto porque é uma ciência que se baseia na matemática utilizando expressões quantitativas, predições precisas e métodos rigorosos de testar hipóteses.




MARIANO LANGER Nº26


Sem comentários:

Enviar um comentário