terça-feira, 25 de setembro de 2012

Economias desiguais

   O Zimbabwe e os Estados Unidos da América são dois países com economias muito diferentes, tendo o primeiro uma das piores economias do mundo e o segundo a maior economia do planeta.

Zimbabwe
 
   A economia do Zimbabwe está atualmente muito devastada, sendo considerada por muitos a pior do planeta. Esta economia apresenta a maior taxa de inflação do mundo, e também quedas do Produto Interno Bruto (PIB) sucessivas, há anos. A sua moeda é o Dólar zimbabuano, que é representado pelo símbolo Z$, e que se desvaloriza a taxas oficiais de 4500% ao mês.
   Desde 2000 que se encontra numa profunda crise, pois além da hiperinflação, há um alto índice de desemprego, pobreza e uma crónica escassez de combustíveis, alimentos e moedas estrangeiras.
   A hiperinflação tem destruído a economia do país, arrasando com o setor produtivo. O governo tomou uma medida que congelou os preços de todos os produtos, mas isso só fez com que o mercado negro se fortalecesse e que vários comerciantes opositores à medida fossem presos.
   Em julho de 2007 foi lançada a cédula de 200 mil dólares zimbabuanos, que apesar do elevado valor, servem apenas para comprar pouco mais do que um quilo de açúcar. Em maio de 2008, foi lançada a cédula de 500 milhões e em julho do mesmo ano foram lançadas cédulas com valores a partir de 100 biliões de dólares zimbabuanos.
   Houve uma reforma monetária que entrou em vigor em agosto deste ano, no entanto, a taxa inflacionária parece não ceder, havendo projeções de que haja a necessidade de uma nova reforma em breve.
   O principal parceiro comercial do Zimbabwe é a África do Sul, responsável, em 2006, por 32,3% das exportações e 46,1% das importações.
 
 





Estados Unidos da América

   A economia dos Estados Unidos da América é a maior economia do mundo, com um PIB estimado em mais de 14,7 triliões de dólares em 2010, o que o faz aproximadamente três vezes maior do que a segunda maior economia do mundo, a da China.
   Historicamente, a economia dos E.U.A. tem mantido uma taxa de crescimento do PIB estável, uma baixa taxa de desemprego e elevados níveis de investimento financiados por capitais nacionais e cada vez mais pelos investidores estrangeiros. Em 2009, os gastos dos consumidores correspondiam a 71% do PIB do país.
  Mesmo assim a dívida pública dos Estados Unidos está situada nos 13,5 triliões de dólares e continua a crescer a uma taxa de cerca de 3,93 biliões de dólares por dia.
   O mercado de trabalho estadunidense atrai imigrantes de todo o mundo e tem uma das taxas de migrações mais altas do mundo. Os estadunidenses possuem os maiores rendimentos por hora trabalhada. Os E.U.A. situam-se em quinto lugar no Relatório de Competitividade Global do Fórum Económico Mundial. O país tem o maior e mais influente mercado financeiro do mundo, e é casa das principais bolsas de valores.
 
 
 
 
João Duarte N.º16

Sem comentários:

Enviar um comentário