domingo, 23 de setembro de 2012

Uns com tanto, outros com tão pouco

   Os números indicam que o crescimento da população mundial vem diminuindo desde 1995.
   Até que seria uma boa notícia. Mas há um pequeno "detalhe": 95% desse crescimento acontece nos países pobres, enquanto nos países desenvolvidos a taxa de crescimento diminui ou permanece a mesma.
   O que acontece? Cada vez aumenta mais a desigualdade. É justamente nos países com maior dificuldade económica onde a população mais cresce.
   O resultado é muito triste: 2 biliões de pessoas passam fome todos os dias, porque não têm terra para plantar, porque não há emprego suficiente, porque não há assistência médica.
   No Brasil, a desigualdade económica é gigantesca. Os números sobre a distribuição de renda no país causam espanto. Pesquisas de 1983 indicavam que os 50% mais pobres da população detinham apenas 13,6% da renda total do país. Enquanto isso, os 10% mais ricos ficavam com 46,2% dessa mesma renda.
   Dá para notar que não existe muita justiça na distribuição de renda. Proporcionalmente está tudo invertido: muito dinheiro para pouca gente e pouco dinheiro para muita gente. Não está na hora de mexer nesses números?
 
 
 
 
Rúben Mourão N.º29
 

Sem comentários:

Enviar um comentário