quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Índice Big Mac

  O Índice Big Mac, oficialmente Big Mac Index, é um índice calculado sobre o preço do Big Mac em mais de 100 países, e tem como objetivo medir o grau de sobrevalorização ou subvalorização de uma moeda em relação ao dólar americano, comparando os preços do hambúrguer Big Mac nos Estados Unidos com o preço do Big Mac do país no qual se pretende comparar a moeda.
  Este índice é fiável porque os procedimentos operacionais do McDonald's são os mesmos em todos os países em que opera, inclusivé a margem de contribuição por produto.
  Por exemplo, segundo o índice, se um Big Mac custar 3 dólares num país e 3 euros noutro, então 1 euro tem o valor equivalente a um 1 dólar.

  O índice foi criado em 1986 e é calculado pela revista The Economist.

  Existe também uma forma alternativa de se analisar o índice Big Mac, que é observando o tempo de trabalho necessário em diferentes países para se comprar um Big Mac.

  Pode verificar-se que para se comprar um Big Mac no Brasil um trabalhador médio necessita de trabalhar aproximadamente durante 40 minutos.
 João Duarte Nº16

3 comentários:

  1. Então esse índice foi criado exclusivamente para o lanche ou abrange todos os setores da economia?

    ResponderEliminar