quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Direitos humanos nos países ocidentais vs países asiáticos


O conceito de direitos humanos é uma pedra fundamental da nossa humanidade. Tais direitos não são concedidos porque se é cidadão de um país ou se pertence a uma nação, mas pertencem por direito a toda a humanidade. O problema é que, os direitos humanos são muitas vezes substituídos pelos direitos constitucionais de cada país. Um bom exemplo disso é a pena de morte que existe em alguns países, mas noutros não.
O tema dos direitos humanos frequentemente degenera em campo de batalha no qual se defrontam diversas crenças e reivindicações. Por exemplo, diz-se com frequência que os países ocidentais reconhecem numerosos direitos humanos, especialmente os que estão ligados à liberdade pública, ao passo que os países asiáticos não o fazem. Muitos veem nisso, um importante fator de divisão. Os partidários e os adversários dos direitos humanos frequentemente utilizam esses argumentos culturais, baseados nas tradições e nas crenças existentes em determinada sociedade.
Existirão efetivamente diferenças irredutíveis entre as tradições culturais e as crenças políticas do mundo? Será esta divisão incontornável quando se trata de direitos humanos? Insistem muitas vezes em afirmar, que o apelo à aceitação universal dos direitos humanos reflete a imposição dos valores ocidentais sobre as outras culturas. Como disse, o ministro de Relações Exteriores de Singapura na conferência de Viena sobre os direitos humanos em 1993: "O reconhecimento universal do ideal dos direitos humanos pode ser nefasto se a universalidade é utilizada para contestar ou mascarar a realidade da diversidade." Mas, de facto, a realidade que nos é apresentada através dos meios de comunicação, mostra-nos que as crenças políticas e as tradições culturais nos países asiáticos, levam a que os seres humanos não tenham todos o mesmo tipo de liberdades.


                            
                                                                                                                   Mariana Colaço Nº24

Sem comentários:

Enviar um comentário