terça-feira, 25 de setembro de 2012

Contrastes em Portugal

   Um relatório do Instituto Nacional de Estatística afirma que Portugal está entre os dez países com maior risco de pobreza da União Europeia com uma taxa de 16%. Portugal continua a ser um dos países mais desiguais do mundo desenvolvido, com um fosso acentuado na distribuição dos rendimentos, e o mais desigual entre as economias europeias
   O fosso entre pobres e ricos em Portugal é o maior no conjunto dos países da União Europeia. O rendimento dos dois milhões de portugueses mais ricos do país é quase sete vezes maior do que o rendimento dos dois milhões de pessoas mais pobres.
As pessoas que estão mais perto do limiar da pobreza em Portugal são os idosos que vivem sozinhos e as famílias constituídas por dois adultos com três ou mais filhos, pertencendo a maioria destes adultos às 827 mil pessoas desempregadas.
 
 
 
   Fernando Nobre, presidente da AMI (Assistência Médica Internacional), garante que a situação é alarmante: “No último ano, os cem portugueses mais ricos viram a sua fortuna aumentar cerca de um terço, quando a média da população portuguesa só conseguiu aumentar o seu rendimento em cerca de 2% ou 2,5%”.
 
Jéssica Ferreira N.º13

Sem comentários:

Enviar um comentário