terça-feira, 25 de setembro de 2012

Contrastes monetários e sociais Noruega – Serra Leoa




De acordo com os dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), sobre o ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), isto é, uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores para os diversos países do mundo, que vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, podemos verificar que em primeiro lugar com um índice de 0.943 se encontra a Noruega, ao passo que com um índice que ronda os 0.273, se encontra a Serra Leoa, sendo a última do ranking.
No que diz respeito à Noruega, país localizado no norte da Europa, a sua economia é um exemplo de uma economia mista, um estado de bem-estar social capitalista próspero, com uma combinação de atividades de mercado livre e de grandes propriedades estatais em determinados setores-chave, como a agricultura, a exploração petrolífera, recursos em campos de gás, hidroeletricidade, peixes, florestas e minerais. É ainda o segundo maior país exportador de frutos do mar, atrás da República Popular da China.
Contrariamente ao que se passa na Noruega, a Serra Leoa sendo um país Africano e situado abaixo do Equador, faz parte do enorme grupo de países mundiais denominados de países de “terceiro mundo”, isto é, o grupo de países onde a pobreza, a fome, e a falta de condições básicas à vida humana são poucas ou inexistentes.
A economia da Serra Leoa representa uma economia pobre, com imensa desigualdade na distribuição de renda. Apesar de ser rica em minerais, como diamante, ferro, platina, rutilo e bauxita, a infraestrutura física e social não é bem desenvolvida, e distúrbios sociais continuam a impedir o desenvolvimento. As atividades extrativistas são gerenciadas em grande parte por sociedades estrangeiras. As indústrias compreendem instalações para a transformação dos produtos agrícolas, florestais, e diamantes. A extração aluvial de diamantes é a principal fonte de renda do país, e responde por praticamente metade das exportações.
Ao analisarmos a tabela em baixo podemos perceber o enorme fosso que se verifica entre a Noruega e a Serra Leoa:



Noruega
Serra Leoa
Taxa de Alfabetização
100 %
24 %
Esperança média de vida
80.3 anos
45.96 anos
Taxa de mortalidade Infantil
3,5 Mortes/1.000 nascimentos
161 Mortes / 1000 nascimentos
Qualidade de vida
Muito Boa
Péssima
Taxa de desemprego
3.3%
87.9 %
PIB (Produto Interno Bruto)
264.5 biliões de dólares
5.1 Biliões de dólares
População abaixo do nível de pobreza
0 %
70.2 %%
Reservas em moeda estrangeira e ouro
52.8 biliões de dólares
Sem investimento
Saldo de conta corrente
63.5 biliões de dólares
- 603.6 biliões de dólares
Taxa de Nascimento
10,8 nascimentos/1.000 habitantes
38,12 nascimentos/1.000 habitantes
  

Gonçalo Carvalho Nº10

Sem comentários:

Enviar um comentário